Wednesday, June 17, 2009

Bélgica: Bruxelas e Bruges

A Bélgica poderia ser considerada o destino perfeito para casais, os homens ficam encantados com as cervejas e as mulheres com o chocolate. Dizem que o país fabrica mais de 400 tipos de cerveja e disputa com a Suíça para ver quem faz o melhor chocolate do mundo.

Os belgas também dizem que foram os inventores da batata frita, é muito fácil encontrar esta delícia vendida em um cone de papel. Outra comida irresistível inventada por eles são os Waffles ou Gaufres. Tem lanchonetes que só vendem isso e o cliente pode escolher os acompanhamentos que podem ser banana, nutella, canela, sorvete etc.





Mas o melhor mesmo é comer o waffle simples do jeito que os belgas comem, só com um pouquinho de açúcar. A massa é tão gostosa que é impossível comer um só. O waffle simples pode ser encontrado até em barraquinhas na estação de trem. Uma ótima opção para quem está com fome e na correria.

A Bélgica também é referência mundial em história em quadrinhos. O Tin Tin e os Smurfs nasceram lá e em Bruxelas tem até um museu dedicado à arte.

O país tem três idiomas oficiais: holandês (flamengo), alemão e francês, mas nas áreas turísticas é possível falar inglês que eles vão te entender. A Bélgica é sede da União Européia e a moeda, claro, é o Euro. Assim como em todos os países da EU, brasileiros não precisam de visto para uma permanência de até 3 meses.

Entre as cidades mais visitadas do país estão a capital Bruxelas a cidade medieval Bruges.

Bruxelas:

Quem chega no aeroporto Charleroi e que ir à Bruxelas, pode pegar o shuttle bus que vai até a estação principal de trem da cidade, chamada Brussels Midi. O trajeto demora cerca de uma hora e custa 13 euros ida e 22 euros ida e volta. O ônibus sai a cada 30 minutos. Confira os horários neste site: http://www.charleroi-airport.com/en/passengers/acces-and-parking/shuttles-brussels/index.html

Os pontos turísticos de Bruxelas não ficam muito perto um do outro. A melhor opção é usar o metro, tem menos risco de descer em ponto errado. O mesmo bilhete também é válido para usar o bondinho (tram) e o ônibus.

+ Um dos lugares mais famosos e bonitos da cidade é a Grand Place, também chamada de Grote Markt. Ali tem prédios com fachadas impressionantes e a cada dois anos, no mês de agosto, o local é coberto por um tapete de flores.



+ Pertinho da Grand Place, tem a Manneken Pis Fountain, uma estátua do menininho mijão mais famoso do mundo. Ele é bem menor do que eu imaginava e vive cercado de turistas. Quase todas as lembrancinhas de Bruxelas têm o garotinho fazendo xixi.

+ O Atomium é um dos símbolos de Bruxelas, que foi construído em 1958 para uma exibição mundial. É bem bonito por fora, principalmente à noite quando fica todo iluminado. São nove bolas gigantes (representando átomos) interligadas por escadas rolantes. Não tem graça nenhuma e custa 9 euros para entrar. Estudantes pagam 6 euros. Para chegar lá,basta pegar o metrô 1A e descer na última parada Heysel.
+ Ao lado do Atomium, tem um parque chamado Mini-Europe, com miniaturas dos pontos turísticos mais famosos de vários países europeus. É tudo muito bem-feito e dá pra passar pelo menos umas duas horas lá. O parque é perfeito para quem gosta de tirar muitas fotos. E para quem já visitou alguns países antes, é legal depois comparar as fotos do local e da miniatura. Fica na mesma parada do Atomium, mas o preço é mais salgado. A entrada para adultos custa 12,90 euros e crianças 9,70
+ O Museu de História em Quadrinhos fica na rue des Sables 20, a poucos minutos de caminhada da Grand Place. É uma atração imperdível para fãs do Tin Tin e dos Smurfs. A entrada custa 7 euros.

+ Quem quiser saber como é lá dentro, clique na nossa matéria sobre o Museu dos Quadrinhos e os 50 anos dos Smurfs



+ Andando pela cidade, você vai encontrar inúmeras lojas de chocolate. O cheiro é irresistível, lembra um pouco Gramado-RS e Campos de Jordão-SP. Geralmente, é possível experimentar os chocolates antes de comprar. O dono de uma loja revelou a receita do verdadeiro chocolate: massa de cacau, manteiga de cacau, soja leticina, açúcar e leite - chocolate branco não tem massa de cacau e o chocolate escuro não tem leite. Algumas marcas substituem a manteiga de cacau por gordura vegetal e por isso, oferecem um preço melhor, mas o sabor do chocolate é bem diferente.
+ Uma dica para o bolso: se for comprar chocolate industrial para trazer na bagagem, procure nos supermercados. Eles vendem as mesmas marcas que as gift shops, por um preço bem menor.

+ Como o país tem diversas opções de cerveja, quando for a um barzinho, uma boa escolha é pedir o “sample”. O garçom vai trazer 5 tipos diferentes em copos pequenos. Custa em média 7 euros.

+ Vale lembrar que no país das cervejas, os banheiros geralmente são pagos e custam entre 0,30 e 0,50 centavos.

+ Clique aqui para ver uma lista de hotéis em Bruxelas

Bruges: É uma cidade medieval que faz você se sentir em uma maquete, de tão bonitinha e bem preservada. Dá pra conhecer a cidade a pé em apenas um dia. Também tem canais, como Veneza, e é bem romântica. Para chegar lá saindo de Bruxelas, basta pegar um trem na estação Central. Passa um a cada meia hora e custa 12,30 euros.


+Para ter uma vista da cidade, vá até a Torre Campanário Belfry, na praça MARKT. Custa 5 euros para adultos e 3 estudante.

+ Se você estiver em Bruges numa quarta-feira, vale conferir a feira local que também acontece na praça MARKT. O interessante de lá é o tamanho da fila para comprar frango assado. Parece até as filas para comprar pastel nas feiras de rua em São Paulo.



+ Por ser uma cidade muito turística, os preços são mais altos do que em Bruxelas. Mas há um restaurante pertinho da praça principal que vende espaguete por apenas 3 euros - tigela pequena e 5,50 a grande. O restaurante chama MEDARD. É bonito e tem um ambiente agradável. Mas quem quiser aproveitar a barganha tem que almoçar cedo ou reservar mesa porque lá está sempre cheio.

+ Para os casais, a dica é andar de barco pelos canais ou então passear perto dos moinhos.

+ As dicas de chocolate e cerveja de Bruxelas também valem para Bruges

+ Um filme que retrata bem como é a cidade e mostra quase todas as atrações é In Bruges, em português, Na Mira do Chefe.

+ É possível sair de Bruges e ir direto para o aeroporto Charleroi. Há um ônibus que sai da estação de Bruges quatro vezes por dia. O trajeto, que dura 2 horas, custa 20 euros ida (38 ida e volta). Não é preciso comprar ticket antes, dá pra pagar para o motorista na hora do embarque. Como o ônibus passa pouquíssimas vezes, é melhor ficar atento aos horários para não perder a viagem. Segue os horários:

Bruges - Charleroi

03:15 09:00 14:30 19:15

Charleroi - Bruges

06:30 12:00 17:00 23:30

41 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. Isso aqui tá uma delícia de ler. Quem não foi, deve ficar com vontade. Quem já esteve lá, provavelmente fica louco pra voltar.

    Só tem algumas picaretagens de "faça o que digo, não o que eu faço". Por exemplo... será que a dona do post comeu o famigerado frango na feira livre? Ou ficou com nojo daquela maravilha culinária?

    Vida longa ao Mala ou Mochila e à maleta que o escreve.

    Love u

    ReplyDelete
  3. Fazendo das plavras do picareta Ernani as minhas, ressalto que faço parte do segundo grupo: os que já estiveram por lá e ficaram loucos pra voltar.

    Mas, Ju, vem cá... que papo é esse de ticket de metrô?!? Eu fiz umas cem viagens em três dias de Bruxelas e nem sei onde valida o cartãozinho. Prefiro dar gorjeta pro negão do banheiro a pagar metrô na capita belga!

    :D

    Vida longa ao novo blog, mas sem a mesma recorrência de postagens do Madruga (senão meu dublin perde o ao vivo de vez).

    ReplyDelete
  4. Olá Juliana, tb moro em Dublin e vou fazer uma viagem a Bruxelas e Bruges, mas ainda estou fazendo roteiro, essas coisas. Mas queria saber se você poderia me ajudar. Tenho dois dias, um em cada cidade e gostaria de pegar um city tour pra conhecer mais coisas, será que seria necessário?

    Ahh e parabéns pelos posts, já vi alguns e já estou seguindo para saber quando você postar algo novo!

    Muito obrigada!

    ReplyDelete
  5. Oi Ale, a gente não costuma pegar o ônibus city tour em nenhuma cidade, então não sei se vale a pena. Se vc pegar e gostar, volta aqui e me conta o que achou, please!!!

    ReplyDelete
  6. ola Juliana,

    parabens pelo blog.

    Vou ficar uma noite em Bruges e uma noiete em Bruxellas, voce acha que da para conecer bem os dois loais?

    obrigado
    Bruno Mello

    ReplyDelete
  7. Oi Bruno,

    Bruges é bem pequena, dá sim pra conhecer em um dia, mas fiquei dois dias em Bruxelas. Vai depender de quantas atrações vc vai querer ver e quanto tempo vai ficar em cada uma delas...

    Acho que vai ser meio corrido, mas tenho certeza que vc vai aproveitar!

    Boa viagem :)

    ReplyDelete
  8. olá! será que me podia dar umas dicas onde posso ficar a dormir em Bruxelas, num sitio barato mas que seja no centro?

    ReplyDelete
  9. Oi Maria,

    Tem um hostel que fica perto da estação central de Bruxelas. Entre no site pra ver se vc gosta: http://www.jeugdherbergen.be/brussel.htm

    Tem também o hotel Le Grand Colombier
    http://www.booking.com/hotel/be/le-grand-colombier.pt.html?aid=331098;label=bruxelas;sid=6430bb11e1faeaabbdbafd9789f600bc;checkin=2010-10-01;checkout=2010-10-02

    Astrid Centre Hotel
    http://www.booking.com/hotel/be/astridcentre.pt.html?aid=331098;label=bruxelas;sid=6430bb11e1faeaabbdbafd9789f600bc;checkin=2010-10-01;checkout=2010-10-02

    Não me hospedei em nenhum destes. Fiquei um pouco longe do centro quando fui p Bélgica.

    Achei estas opções no site www.booking.com

    Espero que te ajude!

    Boa viagem

    ReplyDelete
  10. Oi Pessoal, acabei de chegar em Brussels. Vim de trem de Amsterdan. Olha, se ficarem perdidos como eu fiquei quando desembarquei na Estacao Central e precisar usar o metro, faca o seguinte: vá até a área central da estacao (onde tem uma grande escadaria e o principal painel de partidas/chegadas de trens) e siga ä sua direita e depois a esquerda, no final do corredor. Encontrará a bilheteria do Metro pra comprar seu ticket! Nao faco como nosso amigo disse...

    ReplyDelete
  11. Oi Juliana!
    Amei Bruges e achei interessante a sua preferência por gênero, homem cerveja e mulher, chocolate. Aqui no Brasil eu nunca tomo cerveja, mas adorei degustar em Bruges, teve uma que amei,vê se pode! Não conheço Bruxelas mas seu post é inspirador!

    ReplyDelete
  12. Oi Valéria...

    E verdade!! Meu marido nem e tao fa de chocolate, mas comeu bastante la na Bélgica.

    Sera que vc acha facil cerveja belga ai no Brasil?? heheh

    Beijao, Ju

    ReplyDelete
  13. Oi juliana! Adoro suas dicas! Estou indo com meu marido e filhote de 5 anos para 3 dias em Bruchelas e 1 dia e meio em Bruges...Só vim aqui pra te agradecer por todas as dicas! bjs Emiliana (Ah! Tb passei por aqui antes de ir a Grécia, lembra?)

    ReplyDelete
  14. Claro que me lembro de você!! Adorei que vc esta de volta por aqui :)))

    Coma muito chocolate por mim, please hehehe

    beijão, Ju

    ReplyDelete
  15. Oi Juliana!!! Estou adorando as dicas que tu dá no blog..
    será que tu pode me ajudar.É que vou em maio pra paris e queria ir de lá pra bruxelas e bruges. será que em um dia dá para ver os pincipais pontos das duas cidades. Porque já paguei hospedagem em paris e fica caro ir e voltar para passar um dia em cada uma.
    Obrigada!!!!

    ReplyDelete
  16. Oi Raquel, desculpa a demora para te responder.

    Bom, pode ate ser possivel, mas acho que vai ser muuuito corrido e vc vai acabar aproveitando bem pouco a viagem. O trajeto de trem de Bruxelas pra Bruges demora mais ou menos uma hora. Se vc ficar preocupada em pegar o trem na hora certa e tal, nao vai conseguir curtir os lugares direito. Vai ser cansativo e pouco prazeroso. No teu lugar, escolheria só uma das cidades. É sempre bom ter uma desculpa pra voltar :)

    ReplyDelete
  17. Olá, Juliana!

    Parabéns pelo blog!
    Estou planejando uma viagem com meu marido à Europa e, no nosso roteiro, entre Amsterdã e Frankfurt incluí um dia em Bruxelas (sem contar os dias de trânsito). Você recomendaria trocá-lo por Bruges? Qual das duas cidades você acha mais interessante?

    Segue nosso roteiro, contando apenas os dias inteiros em cada cidade:
    Londres - 4 dias
    Amsterdã - 2 dias
    Bruxelas - 1 dia
    Frankfurt - 2 dias
    Munique - 2 dias
    Praga - 2 dias
    Budapeste - 2 dias

    Se tiver outras sugestões, são bem-vindas também!

    Abçs,
    Patrícia

    ReplyDelete
  18. Oi Patrícia!!

    Que difícil a decisão! Bruxelas é maior e é a capital, já Bruges é muito mais bonitinha e turística. Tem gente que até brinca: "Que horas Bruges fecha?"

    Vc vai encontrar cerveja, chocolate, waffle e batata frita nas duas!! Não consigo tomar a decisão por vc, sorry!

    Beijão, Ju

    ReplyDelete
  19. Bruxelas e Bruges: vale muuuito a pena ir!!! Peguei trem de Bruxelas para Bruges por apenas 13,80 (ida e volta). Experimentem um waffle com nutella ao lado do Manequin Pis e do Leonidas (Chocolatarie)!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Zelia, onde foi que vc comprou essas passagens? Na propria estação? Pois o que estava pesquisando era muito superior a isso? valeu

      Delete
  20. Patricia, Bruges e mais romantica... considerada a Veneza do Norte... porem Bruxelas possui a Grand Place que e fenomenal!!! O Atomium...

    Bom, vale muito a pena conhecer os dois, mas se quiser ir a um lugar super tranquilo, romantico e encantador, Bruges sera perfeita!

    ReplyDelete
  21. Oi Zelia, adorei seus comentários! Obrigada por também ajudar quem passa por aqui :)

    Beijão, Ju

    ReplyDelete
  22. Oi Juliana! tudo bom?
    Estou indo pra Bruxelas e Bruges dentro de uma semana... voce sabe se vale a pena comprar a passagem bruxelas-bruges com antecedencia? e onde eu posso comprar essa passagem?

    Logo depois vou para Paris... se voce souber a respeito de passagens bruges-paris também dá um toque!!

    Obrigada e parabéns pelo blog!!! sua descrição sobre as cidades ficou muito boa mesmo e dá mesmo muita vontade de ir pra lá visitar!!

    Beijinho,
    Rebecca

    ReplyDelete
  23. Oi rebecca, eu comprei os tickets de bruxelas p bruges na hora. Acho que vc nao tera problema pq os trens sao bem frequentes, passam a cada meia hora! Nao tenho certeza de como e Bruxelas no verao, mas acho que vai ser tranquilo.

    Qto ao trem p Paris, visite os sites www.thalys.com e www.eurostar.com

    Beijao e boa viagem

    ReplyDelete
  24. Olá Juliana, tudo bem?
    Vi no seu relato que há transfer do Aeroporto de Charleroi - > Bruges

    Gostaria de saber se eu pego eles no própio aeroporto ou eu tenho que me deslocar, se a procura é grande e etc..

    Muito obrigado,
    Alexandre.

    ReplyDelete
  25. Eu fiz o caminho inverso. Peguei o onibus de Bruges para Charleroi. Eu peguei do lado de fora da propria rodoviaria, mas tive que perguntar pra muita gente onde era o ponto porque quase ninguem conhecia. Qdo fui, so tinha 4 opcoes de horario por dia, por isso acho que nao e um onibus muito procurado.

    Um abraco, Juliana

    ReplyDelete
  26. Olá. Parabéns pela página. Ótimas dicas!
    Bom, pelo que tenho lido em alguns comentários, a quantidade de dias que eu e minha esposa passaremos na Bélgica, será mais do suficiente. Diria que é até demais. Serão 2/1 em Bruxelas, 2/1 Ghent (onde minha bisavó nasceu e por isso quero visitar) e 2/1 em Bruges. Ou seja, 2 dias e meio é muito para Bruxelas. Que outro lugar você sugere visitar, mesmo que não seja na Bélgica, se conseguirmos visitar em 1 dia e meio?
    Obrigado,
    Guilherme

    ReplyDelete
  27. Oi Guilherme,

    Eu fiquei dois dias em Bruxelas e achei bom. Vai depender de quais atrações vc for entrar e quanto tempo vai gastar conhecendo os lugares que vc quiser.

    Mas, se mesmo assim vc quiser incluir outra cidade, eu diria que Antuérpia, na Bélgica mesmo, poderia ser uma boa opção também. Eu nunca fui, mas já ouvi que lá é muito bonito.

    Amsterdam, na Holanda, fica a umas 2h40 min de trem. Pode ser uma boa alternativa :)

    Espero que tenha te ajudado,

    Aproveite a viagem, achei o máximo que vai visitar a terra da sua bisavó!!

    Beijo, Juliana

    ReplyDelete
  28. Obrigado, Juliana.
    Vou deixar as coisas acontecerem, então. :)

    beijo

    ReplyDelete
  29. Olá!

    Tenho uma dúvida. Como dizes preços para adultos e preços para estudante, eu sou estudante e sou portuguesa. Lá pago preço de estudante?

    Obrigada, adorei ler o teu texto! Foi uma grande ajuda para planear a minha viagem!

    ReplyDelete
  30. Que bom que te ajudou!

    Algumas atrações da Bélgica têm um preço reduzido para estudante, acho que você só precisa apresentar a carteirinha, não importa sua idade e nem sua nacionalidade.

    Um abraço, Juliana

    ReplyDelete
  31. Muito obrigada pela tua resposta ;)

    Então basta apresenta o que nós cá em Portugal chamamos de cartão de estudante:P

    Ainda bem, porque é tudo tão caro e assim poupo um bocadinho!

    Beijinho ;) Carolina

    ReplyDelete
  32. Olá...estou planejando com umas amigas de ir pra Bruxelas e Bruges...queria saber como vou do Aeroporto de Bruxelas para o centro da cidade. Do centro da cidade para Bruges e de Bruges para o Aeroporto novamente. Saberia me informar onde posso comprar os tickets para esse percurso?

    Obrigada

    ReplyDelete
  33. Oi, no meu post ja tem todas essas informacoes. Vou copiar e colar aqui pra vc. Eu comprei os tickets na hora no guiche da empresa. Ja o onibus de Bruges para a aeroporto Charleroi eu paguei para o proprio motorista.

    Vamos la -

    Aeroporto de Bruxelas para o centro da cidade - Quem chega no aeroporto Charleroi e que ir à Bruxelas, pode pegar o shuttle bus que vai até a estação principal de trem da cidade, chamada Brussels Midi. O trajeto demora cerca de uma hora.O ônibus sai a cada 30 minutos. Confira os horários neste site: http://www.charleroi-airport.com/en/passengers/acces-and-parking/shuttles-brussels/index.html

    Como ir pra Bruges - Para chegar lá saindo de Bruxelas, basta pegar um trem na estação Central. Passa um a cada meia hora

    De Bruges para o aeroporto Charleroi-
    É possível sair de Bruges e ir direto para o aeroporto Charleroi. Há um ônibus que sai da estação de Bruges quatro vezes por dia. O trajeto dura 2 horas. Não é preciso comprar ticket antes, dá pra pagar para o motorista na hora do embarque. Como o ônibus passa pouquíssimas vezes, é melhor ficar atento aos horários para não perder a viagem.

    ReplyDelete
  34. Olá
    Tudo bem? Sobre o ônibus que vai direto para Bruges saindo do Aeroportod de Charleroi, você lembra o nome? É fácil de encontrar e comprar o ticket para direto a Bruges? Obrigada

    ReplyDelete
  35. Olá, não me lembro o nome da empresa de onibus que faz o trajeto Bruges-Charleroi, mas comprei o ticket direto com o motorista :)

    ReplyDelete
  36. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete
  37. Maria Cristina Dalla PortasApril 11, 2013 at 5:58 PM

    Olá Juliana!
    Gostei mto de seu blog.Gostaria de algumas informações suas: farei uma viagem á Bruxelas, Breges e Lille. Existe transporte direto de Lille para o aeroporto de Bruxelas?
    Desde já agradeço as suas dicas.
    Maria Cristina









    \\
















    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Maria Cristina,

      Nunca fiz esse trajeto Lille-Bruxelas. Mas vi que tem sim um onibus que vai de Lille para o aeroporto de Bruxelas.

      http://www.charleroi-airport.com/en/passengers/acces-and-parking/navettes-lille/index.html

      Voce pode comprar os tickets neste site aqui: http://www.flibco.com/

      Beijo

      Delete
  38. Olá!

    Estou planejando ir a Bruxelas (onde ficarei 3 dias) desses 3 dias pretendo passar 1 dia em Bruges é possível ver as principais atrações de Bruges e qual estação em Bruges eu desço? Obrigada pelas informações.
    Atenciosamente, Maria Cristina

    ReplyDelete
  39. Oi Maria Cristina,

    Bruges é bem pequeninha, eu fiquei só um dia na cidade. Pegue um trem da estação central de Bruxelas até a estação central de Bruges. Não tem erro, é bem simples :) Boa viagem!

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...